terça-feira, 13 de março de 2012
Por que deram vinho e vinagre para Jesus na sua crucificação?
Antes de Jesus ser crucificado, os evangelhos dizem que para ele foi oferecido vinho com mirra:
“Deram-lhe a beber vinho com mirra; ele, porém, não tomou” (Mc 15.23).
A mistura de vinho com mirra tinha um poder entorpecente e às mulheres judias era permitido dá-la aos condenados nos instantes finais do seu suplício.
Mateus (27.34) informa que havia fel misturado ao vinagre (vinho ácido), o que tornava a bebida tóxica e intragável. Isto pode explicar por que Jesus não quis tomara a mistura. Porém, mais provavelmente, Jesus rejeitou a mistura entorpecente porque estava disposto a enfrentar toda a dor da crucificação com total sobriedade. João 19.28 afirma isto da seguinte forma: “vendo (no grego: eidos – sabendo, tendo consciência) Jesus que tudo já estava consumado...”. Note que este texto mostra que Jesus manteve sua lucidez até o fim.
Depois, quando já crucificado, e perto do último suspiro, foi dado a Jesus vinagre:
“E, logo, um deles correu a buscar uma esponja e, tendo-a embebido de vinagre e colocado na ponta de um caniço, deu-lhe a beber.” (Mt 27.48, cf.: Mc 15.36 e Lc 23.36).
“Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura [Sl 69.21], disse: Tenho sede! Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.” (Jo 19.28-30).
O Sl 69.21 apresenta o gesto de dar vinagre para o Messias beber na hora de sua angústia como um gesto desumano, isto é, para aumentar ainda mais a sua dor. Os evangelhos apresentam este fato ocorrendo em cumprimento do referido salmo messiânico.
O vinagre (do grego óksos), um tipo de vinho ácido, mais barato que o vinho normal, era tomado comumente pelos soldados romanos; isto explica por que havia vinagre ali. Embora pudesse parecer um gesto de compaixão dar vinagre a Jesus, um sedento crucificado, este ato foi, de fato, um ato cruel, pois com isto a sua vida se prolongaria mais um pouco na cruz de modo que sua agonia da morte da cruz se estendeu ainda mais. Mais provavelmente, os soldados romanos fizeram isto porque achavam que Jesus clamava por Elias para salvá-lo (confusão que fizeram com a palavra hebraica “Eli” - Deus meu). Queriam que todos vissem que nem Elias poderia tirar Jesus daquela cruz (Mt 27.49, cf.: Mc 15.36).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Irmão foi muito bom sua explicações valeu obrigado!
ResponderExcluirE disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;
ResponderExcluirPorque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.
E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.
Lucas 22:15-18
ai esta o porque ele cuspil o vinagre, o vinagre eh do fruto da videira, se ele tomasse ele estaria mentindo
eu creio
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirO inimigo é sujo, ele queria estragar o plano de salvação, se Jesus bebesse essa droga, causaria um efeito anestésico amenizando mais sua dor, e prolongaria mais sua vida, assim o sacrifício não seria perfeito e não poderia ser aceito por Deus, mas Jesus recusou a bebida, e Satanás perdeu mais uma vez. Jovens digam não às drogas!!!
ResponderExcluirCreio em Jesus o todo Poderoso, porém, tenho uma dúvida. Os soldados romanos, bebiam vinagre como vinho,por isso ali tinha um vasilhame de vinagre. Jesus pediu água e deram vinagre, então a atitude dos soldados de oferecer o vinagre, não foi de maldade? É certo que o vinho amenizaria a dor de Jesus e aumentaria seu sofrimento e por isso ele não aceitou a bebida, mas, foi por maldade dos soldados para tal intenção, ou será que foi porque seria a única bebida ali naquele momento?
ResponderExcluirOlá...
ExcluirNote q eles ofereceram vinagre COM MIRRA, e nao a bebida pura, o q já seria horrível.
Os soldados, os carcereiros tomavam vinagre de forma costumeira pq era a bebida mais acessível para essa classe de pessoas. A elite tomava vinho, mas aos subalternos, era disposto apenas o vinagre, altamente embriagante. Então , momentos antes da crucificação , ofereceram vinagre a Jesus por pura maldade , pq a bebida além de ser intragável devido ao sabor amargo causado pela mistura com mirra, tbm era uma forma de tornar a humilhação pública mais cruel, visto q Jesus nunca adotou o costume de se embriagar e agora, participando do q lhe era oferecido, isso poderia ocorrer, descredibilizando assim sua doutrina . Foi sempre ,por maldade!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmigos, é importante considerar que o Cristo estava totalmente no controle da situação, a dor dos cravos, da lança o perfurando, da coroa de espinhos, era totalmente administrável... Ele sublimaria tudo isso pois se preparou e muito pra tal acontecimento, desde i anúncio dos Profetas. O SOFRIMENTO REAL de Nosso Mestre, não seria prolongado ou não, porque se bebeu ou não vinagre de primeira ou quinta categoria... O que mais deixou marcas em Nosso Senhor, o que o fez sofrer, como até mesmo nos dias atuais, é o que dispara de dentro do íntimo das criaturas (que Ele tanto ama), tais gestos de tamanho amargor, e de pura maldade. Ele sofria por conta dos amargos frutos que seriam colhidos por aqueles que em sua totalidade nao sabiam o que estavam fazendo. JESUS sofria naquela altura só em pensar como estariam seus discípulos e Apóstolos amados, que nao mais fisicamente poderia defendê-los, e que deveriam estar assustados diante de tudo o que Lhe estava ocorrendo. Como seria a vida deles a partir dali mesmo dizendo que Ele não os deixaria Órfãos?... Isso tudo sim causou sofrimento no Mestre, não a lança, não a coroa, não os cravos, mas a insensatez humana, e por nao ter sido compreendido da forma como gostaria de ter sido.
ResponderExcluirNão entendi,quer dizer que ele não sentiu dor física depois de apanhar,de ser chicoteado,de ser posto uma coroa de espinhos e pregado na cruz?
Excluiros italianos ja aprenderam a arte de fabricar vinho com os israelitas os argumentos estão bons,e tem fundamento sim a questão é quem conhece a historia de israel das habilidades de fabricarem especiarias com ou sem vinho ja entende muito bem a profundidade do assunto israel é a fonte de tudo o povo hebreu foi ensinado por Deus.
ResponderExcluirGratidão pelo artigo irmão!
ResponderExcluirEra o posco
ResponderExcluirPerto do onde ficava a cruz existia um tipo de banheiro público onde se tinha latrinas e vasos cheios de vinagre onde apos se limparem mergulhavam as esponjas no balde com vinagre como uma forma de higienização, esse mesmo vinagre foi dado a Jesus...
ResponderExcluirolá boa noite a tds .
ResponderExcluira paz senhor Jesus Cristo a tds.
há muitas coisas que de levar em conta,o tipo de vinagre é de menor importância .vamos refletir em 2 pontos: 1 a cultura da época ;lembrando que o país estava sob total influência da cultura romana.
temos que buscar o uso do vinagre na cultura.
terria muita coisa a falar mas não o farei no momento.
2 no evangelho de Lucas 22 versículo 15 jesus faz uma afirmação
e um pacto no 16 .
dessa forma ele não poderia beber do fruto da vide pois estraria quebrando o pacto ,e o diabo sabendo desse pacto foi tentar a Cristo
pela ultima vez na cruz.
o diabo é sujo aproveitou mais uma vez a fragilidade do nosso mestre
para tenta-lo outra vez .
OBRIGADO IRMÃO , ME TROUXE EDIFICAÇÃO.
ResponderExcluirNa verdade, uma esponja numa vereta embebida de vinagre era como o “papel higiênico “ da época. Nos banheiros públicos da época (os romanos não tinham banheiros privados em casa, em as “latrinas” compartilhadas), havia vasilhas de água e vinagre para a pessoa se limpar. A pessoa mergulhava a esponja na água e limpava o ânus depois da defecação. Depois colocava a esponja no vinagre para a assepsia da esponja e poder ser usada por outra pessoa. Foi essa esponja com vinagre que possivelmente deram a Jesus, como forma extremamente forte de humilhação e chacota.
ResponderExcluir